O que é vidro temperado?                                                

Muito usado nas áreas de construção civil, indústria automotiva e arquitetura, o vidro temperado costuma chamar bastante a atenção por apresentar níveis elevados de resistência e segurança.

Cinco vezes mais resistente a impactos do que a versão comum, o vidro temperado se estilhaça ao quebrar, formando fragmentos bem pequenos e arredondados. Bem diferente daqueles cacos pontiagudos

O vidro temperado é muito utilizado nas áreas de construção civil, indústria automotiva e arquitetura. Sendo cinco vezes mais resistente a impactos do que a versão comum, o vidro temperado se estilhaça ao quebrar, formando fragmentos bem pequenos e arredondados, bem diferente daqueles cacos pontiagudos altamente cortantes gerados pela quebra de um vidro comum, não é mesmo?

Justamente por isso, o vidro temperado é considerado pela ABNT, um dos modelos mais seguros na hora do manuseio e instalação, além de ser recomendado para ambientes tanto externos como internos da casa, utensílios e acessórios decorativos.

O vidro temperado pode ser encontrado na versão incolor e nas cores bronze, verde e cinza. Sua espessura pode variar de 4mm a 12mm, sendo o único vidro que permite a instalação sem o uso de caixilhos.

Continue lendo o nosso artigo e conheça outras características e benefícios do vidro temperado!

Você sabe como é produzido o vidro temperado?

Para criar o vidro temperado, é utilizada uma versão comum do vidro, conhecida como cristal. Composto por areia, sódio, cálcio, alumínio, magnésio e potássio, este material serve de base para a criação de outros tipos de vidro.

O vidro temperado passa por um tratamento termoquímico, chamado têmpera, no qual é aquecido em altíssima temperatura (600 graus, em média) e imediatamente resfriado. Esse processo comprime as faces externas e expande as partes internas do vidro, tornando-o cinco vezes mais rígido do que o vidro comum.

Outro processo importante é o químico, chamado de troca iônica. Nele, o vidro cristal fica imerso em um tanque de nitrato de potássio derretido, para que haja trocas de íons. Quando o vidro é esfriado lentamente, seus íons do sódio se deslocam para o potássio, enquanto os íons de potássio se dirigem para o vidro, criando uma densa camada resistente.

Diferenças entre vidro temperado e vidro comum

Há muitas diferenças entre o vidro temperado e o vidro comum, além da segurança em caso de quebras.

O vidro comum possui baixa resistência a impactos, além de ser quebradiço e frágil. Porém, é flexível, podendo ser furado e cortado para se adequar às necessidades de cada projeto.

Já o vidro temperado, precisa ser feito sob medida e não pode ser cortado ou sofrer perfurações ou polimento, pois o tratamento termoquímico o torna menos flexível. Desse modo, qualquer tipo de intervenção deve ser realizado no vidro comum antes dele ser transformado em temperado.

O vidro temperado também é mais resistente mecanicamente, pois pode suportar fortes impactos, flexões, e choques térmicos; muito melhor do que o vidro comum, podendo passar por variações de temperatura de até 200 graus.

Onde o vidro temperado pode ser instalado?

O vidro é capaz de embelezar qualquer espaço e criar composições inovadoras com outros materiais, como madeira e ferro, por exemplo.

Elegante e moderno, ele proporciona economia – uma vez que favorece a entrada de claridade natural –, protege as pessoas contra intempéries, diminui ruídos, oferece privacidade – dependendo da cor e do grau de translucidez – e proporciona ao espaço uma sensação de amplitude.

Indicado para áreas internas e externas, o vidro temperado pode ser colocado em box de banheiros, vitrines, portas, janelas, varandas, armários, divisórias de ambientes, fechamento de muros, entre outros, dependendo do projeto arquitetônico e do gosto pessoal dos donos de residências e espaços comerciais.

Este modelo de vidro também pode ser colocado em janelas laterais e traseiras dos automóveis e prateleiras de geladeiras, além de ser matéria-prima de tampas de fogões, panelas, travessas, xícaras, pratos e copos.

Cuidados na instalação do vidro temperado

Para que não haja nenhum dano, o vidro temperado deve ser transportado com segurança. É importante que ocorra a participação de um profissional na hora de definir a espessura do vidro e de um especialista na hora da instalação, para que não haja dilatações, quebras imediatas ou futuras. Sabendo instalar, manusear e fazer a limpeza, o vidro pode durar por muitos anos e deixar a decoração da sua casa clean e sofisticada!

Diante de tantas opções de vidro, existem para o setor vidreiro normas da ABNT NBR, com direcionamentos técnicos de manuseio, instalação e adequação do vidro para garantir a segurança dos usuários. No caso do vidro temperado aplicam-se: a ABNT NBR 14.698 – Vidro Temperado e ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.

Vidro temperado pode ser reciclado?

O vidro leva cerca de cinco mil anos para se decompor na natureza. Por isso, é muito importante encaminhar o material inutilizado ou quebrado para o processo de reciclagem.

Empresas ecologicamente responsáveis e atentas às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) têm adotado a logística reversa, que nada mais é do que retirar suas embalagens vazias do mercado para que elas não parem em aterros sanitários, poluindo o ambiente. A A2 Vidros, por exemplo, tem a preocupação de enviar os descartes de matéria-prima para reciclagem.

Atualmente, existem diversas técnicas para reciclagem, inclusive do vidro temperado. Além disso, há empresas especializadas na realização destes procedimentos.

Dependendo do tipo de vidro, quando reciclado, pode ser reutilizado na fabricação de chapas de vidro, diminuindo o consumo de energia elétrica e emissão de CO² na atmosfera. Em outros casos, pode se transformar em componente de pavimentação ou asfalto, espuma ou voltar ao mercado como embalagem.

Por que contratar a A2 Vidros?

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros oferece ampla variedade de modelos, atendendo às mais diferentes situações e portes de empresas. Nossa empresa possui forno próprio para temperar o vidro e estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. É certificada pelo INMETRO-IBELQ e conta com especialistas que ajudam o cliente a identificar a melhor especificação para o vidro.

Com duas unidades, Osasco (Grande São Paulo) e Limeira (interior paulista), a empresa possui fácil acesso à Grande São Paulo, interior e principais rodovias do Brasil.

Oferecendo produtos de alta qualidade e excelência nos acabamentos, aliados à entrega com agilidade e relacionamento duradouro com os clientes, a A2 Vidros tem sempre a solução ideal, seja para a área de construção civil, arquitetura e decoração ou indústria moveleira.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Novidades A2

Image hover effect image

Cortes e
Estocagem

Image hover effect image

Têmpera e
Controle de qualidade

Image hover effect image

Pré
Processamento

Atendimento

Nossa equipe, muito experiente, a A2 Vidros está apta a lhe indicar o vidro adequado em termos de resistência e desempenho a cada tipo de projeto, baseados em normas técnicas. Bem como no atendimento a projetos mediante laudos de consultorias. Teremos prazer em lhe atender de forma completa, da primeira ligação até a entrega final do produto.